DESTINOS

As viagens gastronômicas podem ser organizadas sob medida individualmente ou para pequenos grupos nas regiões: Toscana, Umbria, Liguria, Emilia-Romagna, Marche, Campania, Puglia, Basilicata e Sicilia. Principalmente no outuno e na primavera, incluindo também visitas a lugares famosos pela
arte e a cultura italiana.

TOSCANA

A Toscana é, certamente, uma das regiões mais populares do mundo. Berço do Renascimento, foi também, de 1800 em diante, uma das principais etapas do Grand Tour da Itália de escritores, artistas e intelectuais que foram profundamente inspirados por sua história e suas paisagens. A Toscana também se orgulha da sua excelente gastronomia, especialmente no campo do vinho e do azeite extravirgem de oliva. Seu território, suas casas e seus vilarejos estão entre os mais belos da Itália, e os mais escolhidos pelos estrangeiros para se aposentar. Apesar de ser uma região do centro-norte, a sua cozinha é principalmente mediterrânea, com ênfase no consumo de legumes, cereais e azeite de oliva. No entanto, os queijos também são excelentes (ex.: o pecorino toscano), e entre as carnes há o famoso bife à fiorentina da vaca chianina.

LOCALIZAÇÃO

IMAGENS

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

UMBRIA

A Umbria está localizada no coração da Itália. É uma pequena região mística, com vilarejos típicos em pedra onde o culto de São Francisco de Assis e Santa Chiara está presente em todos os lugares. A sua gastronomia é muito parecida àquela da vizinha Toscana, e o seu azeite extravirgem de oliva é um dos mais apreciados da Itália.
Aqui você vai experienciar um dois melhores níveis de qualidade de vida do mundo. A cidades de Perugia, Todi, Assisi, Foligno, Orvieto, Gubbio, Spello deixarâo em vocês a sensação de estar vivendo numa dimensão atemporal, feita de silêncio e harmonia com a natureza. A parada no Restaurante de Gianfranco Vissani, chef estrelado
de Itália e parceiro de Rossella Speranza, os permitirá de conhecer uma das maiores expressões da alta cucina
(alta cozinha) do mundo.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

LIGURIA

A pequena e estreita região da Liguria, sendo um território predominantemente costeiro e protegido pelas montanhas, é a mais mediterrânea do norte Itália, e faz fronteira com a França do Sul (Provença). Tem um clima ameno, e as suas pequenas cidades à beira do mar um toque romântico, que as transforma num refúgio para os apaixonados. Além da cidade de Genova, com suo porto de importância histórica e estratégica, os coloridos vilarejos de Portofino, Santa Margherita Ligure, e das Cinqueterre (Cinco terras), são etapas famosas pela beleza e a tranquilidade. A gastronomia é baseada no uso significativo de verduras, ervas finas, um peixe excelente e
um azeite extravirgem de oliva delicado. O pesto genovês, feito com um dos melhores basílicos do mundo,
e a torta salgada de grão de bico (farinata di ceci), são alguns exemplos da simplicidade dos pratos típicos
desta região pronta para ser descoberta.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

EMILIA-ROMAGNA

A Emilia-Romagna é uma região de excelência da gastronomia italiana: o Parmigiano-Reggiano, Prosciutto di Parma e o vinagre balsâmico tradizionale de Modena, são alguns dos produtos mundialmente conhecidos, e também os mais imitados. Há também a massa de ovos feita à mão, a mortadela, os salaminhos e o culatello (carne de porco salgada). Na nossa viagem seguiremos o caminhos da gastronomia típica, das técnicas de produção destes produtos de excelência, sem deixar de visitar as cidades de Bolonha, Parma, Modena, Ravenna e Rimini que contam a história de uma das terras mais produtivas da Itália.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3

MARCHE

A região de Marche é um território no qual ecoa o longo período do papado, mantendo suas paisagens e cidades suspensas num passado no qual a Igreja católica tinha o controle do território. Pesaro e Urbino, juntamente com as pequenas cidades do interior, são o berço não só da cultura humanística mas também de uma gastronomia de excelência, que vai da cozinha costeira, com a suas famosas sopas de peixe, até a cozinha do interior. É também famosa por suas trufas brancas e o seus ótimos vinhos. A região também é conhecida pelos seus teatros municipais, cuja maioria foi reformada, que, mesmo os muito pequenos, são reflexo da vocação cultural do seus habitantes.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/3

CAMPANIA

A região é menos conhecida pelo seu nome do que pelas suas cidade e produtos, como: Napoli, Capri, Costa amalfitana, pizza, spaghetti, mozzarella de búfala, etc... Nessa região vocês vão encontrar lugares míticos, pratos e produtos gastronômicos que fizeram a Itália famosa em todo o mundo. A Campania sozinha justificaria uma viagem mais longa, para mergulhar na intensidade de uma experiência única. Numa viagem ao longo das eras, passaríamos por Pompei, cidade romana destruída pela erupção do vulcão Vesuvio, por Peastum, colonia grega com seu templos intactos, por Napoli, com seu passado ligado à realeza, por Capri, ilha famosa pela beleza natural e vida mundana dos anos 50/60, sem falar na Costa amalfitana cujas paisagens inspiraram poetas e compositores. Ao longo do caminho se encontram produtores, agricultores, fazendeiros, pizzaioli e chefs de cozinha que contribuem para manter em alto nível uma gastronomia italiana cheia de história.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

PUGLIA

A Puglia, localizada no sul da Itália, foi selecionada pela National Geographic como um dos 10 melhores destinos de viagem para 2014.  É uma região com clima mediterrâneo, de muita história, belezas naturais e tradições eno-gastronômicas. Fez parte da Magna Grécia, com cidades de um passado glorioso e importância estratégica. Algumas das características da sua paisagem são: principalmente a presença das oliveiras, e muitas delas são milenares; uma costa muito longa com mar turquesa e transparente; e pequenas cidades históricas, cada um com estilo próprio, que vai do românico ao barroco ao popular. A cozinha pugliese tem suas raízes na tradição mediterrânea com grande uso de azeite extravirgem, verduras, peixe, pão, massa e vinho. Sendo nascida na Puglia, nossa diretora Rossella Speranza poderá introduzir os participantes aos mais importantes locais e profissionais dessa inesquecível região.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

BASILICATA

Falando dessa região o escritor e pintor Carlo Levi, exilado lá durante o fascismo, escreveu o livro: Cristo parou em Eboli, descrevendo um território oprimido pela pobreza e as questões sociais, onde os moradores nem se consideraram cristãos. A Basilicata fica entre a Campania e a Puglia, e o território é principalmente montanhoso e cheio de encanto. Só a visita à cidade de Matera, Patrimônio da Humanidade, já justificaria uma parada num território pouco conhecido, mas que tornou-se um requisitado set de filmagem.

IMAGENS

LOCALIZAÇÃO

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

SICILIA

A grande região da Sicilia merece uma viagem exclusiva. Sendo uma região localizada no centro do Mediterrâneo,
foi influenciada por muitas outras culturas: Grega, Fenícia, Árabe, Normanda. Todos deixaram sinais importantes
na língua, na cultura e, logicamente, na gastronomia, que é cheia de aromas e sabores únicos. A cozinha é o resultado de ingredientes de primeira qualidade e destas contaminações culturais. Além disso, deve-se visitar as cidades de Palermo, Erice e Trapani no norte e depois Taormina, Siracusa, a Val de Noto e Agrigento no sul,
etapas imperdíveis da experiência siciliana.

LOCALIZAÇÃO

IMAGENS

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/6